quarta-feira, 16 de março de 2011

HÁ TEMPO PRA TUDO - MANTENHA A CALMA

Uma das coisas que tenho aprendido no decorrer de minha vida, é que nao devemos atropelar o tempo com a nossa personalidade, deve sim fazer com que nossa personalidade seja dominada pela sabedoria Divina e até mesmo pela filosofia de alguns mestres ditos sábios, os quais pregou a ponderaçao, paciencia, nao agir por impulso, aguardar o momento certo....

Eu particularmente sofri muito por ser uma pessoa afobada, ou impaciente, que sempre quis ver as coisas resolvidas JÁ. Isso me trouxe uma série de complicaçoes, inclusive na minha saúde.

Nao saber esperar demonstra falta de confiança em Deus, demonstra auto-suficencia. Geralmente pessoas ansiosas sempre se atropelam, realiza seus objetivos de forma precipitada, preferem concertar mais a frente do que esperar o momento certo de agir, pessoas ansiosas, na maioria nao perguntam a Deus se aquele caminho a seguir é realmente o melhor, o mais coerente, o mais conveniente, o que mais te dará um retorno saudável....o que elas querem mesmo é se livrarem a qualquer preço de tal situaçao.

A Bíblia nos ensina nao andar ansiosos por COISA ALGUMA....mas quantos na verdade tem vivido esse ensinamento...sempre procuramos raciocinar e com o nosso próprio entendimento tomamos as decisoes para ver mesmo que momentaneamente aquele problema resolvido. Depois de algum tempo pensamos que um outro caminho seria bem melhor.

A ansiedade tem levado as pessoas a vários tipos de doenças, dentre elas a DEPRESSAO.

Atitudes de uma pessoa ansiosa e suas consequencias

1. Dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo
2. Cansa-se com facilidade
3. Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos
4. Irritabilidade
5. Tensão muscular
6. Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório
Por fim, um critério presente em todos transtornos mentais é o prejuízo no funcionamento pessoal ou marcante sofrimento. Não podemos considerar os sintomas como suficientes para dar o diagnóstico caso o paciente não tenha seu desempenho pessoal, social e familiar afetados.

A preocupação com a possibilidade de vir a adoecer com algo grave ou sofrer um acidente embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer é o foco mais comum das preocupações das pessoas com ansiedade generalizada. Algumas pessoas temem mais que os entes queridos sofram algum desses males, como os pais, ou filhos. Estes pacientes estão sempre imaginando situações como essas e freqüentemente se consideram incapazes de lidar com elas caso realmente venham a acontecer.
As variedades dos sintomas de ansiedade são enormes e muitas vezes pessoais. Ganho de peso, por exemplo, tanto pode não ter nenhuma relação com ansiedade como pode, para determinadas pessoas, ser a manifestação mais freqüente. Os sintomas mais comuns então são: boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa, sintomas depressivos são comuns desde que não sejam mais exuberantes que os de ansiedade pois isso mudaria o diagnóstico.O fato desses sintomas citados se parecerem com os sintomas do transtorno do pânico exigem um procedimento para distinção deste porque no pânico, o surgimento de agorafobia é mais comum e requer a indicação de terapia cognitiva. Na ansiedade generalizada não há crises mas estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso. Os pacientes com pânico podem experimentar estados de ansiedade prolongada entre uma crise e outra mas as crises de pânico diferenciam um transtorno do outro.

Dicas para driblar a Ansiedade e o Estresse
:: Conceição Trucom ::

1- Desintoxique-se: pratique a alimentação desintoxicante diariamente, fazendo uso dos sucos desintoxicantes uma ou mais vezes por dia, sendo o primeiro em jejum logo ao levantar. Desta forma já fica declarado: desejo tomar este banho interno diariamente, favorecendo assim que todo o meu organismo se alivie de toda a carga tóxica que existe em mim. Seja físico, emocional, psicológico ou até mesmo espiritual.

2- Alongue-se: já temos falado sobre os benefícios da atividade física como um excelente antídoto para a ansiedade e o estresse. Agora, uma esticada de cinco minutos antes de dormir pode fazer maravilhas pelo sono. Exercícios simples e rápidos dão uma mão para que o corpo comece a se desligar das tensões.

3- O ritmo da vida: as leis naturais obedecem a um ritmo. Existe hora para acordar, se alimentar, trabalhar e relaxar. O organismo gosta de rotinas e elas podem favorecer no combate à ansiedade fora dos trilhos. Quanto mais regular o horário das refeições, melhor a digestão e o aproveitamento dos alimentos, tão fundamental num organismo debilitado.

4- Faça arte: ela nos ajuda a expressar emoções bloqueadas, trazendo alívios e soluções. Cerque-se de cores, papéis, pincéis, tesoura, massinha e deixe a sua criança se divertir e brincar. Faça colagem ou risque e rabisque mandalas. Seja o que fôr, permita que seja catártico e divertido. Chore, ria, dance e cante, pois tenha certeza que seus males serão espantados.

5- Ficar só: experimente ficar por um tempo escutando e dando atenção somente para você. Não deixe ninguém importuná-lo. Então, use esse momento precioso para o que quiser: refletir sobre a vida, ouvir música, ver fotos. Desligue o telefone, computador e tranque o quarto. O importante é dedicar-se a você.

6- Pratique yoga, tai chi chan ou alguma prática oriental: sem risco de se machucar, você ainda reaprende a respirar, meditar e flexibilizar todas as suas couraças musculares.

7- Receba massagem: pode ser shiatsu, ayurvédica, relaxante, enfim, aquela que lhe permite relaxar e sair renovado. Coloque na sua agenda: 1 vez/semana e não abra mão deste carinho/presente para você mesmo.

8- Valorize bons momentos: tenha a gratidão de ter sempre por perto de seus pensamentos recordações de bons momentos, quando a felicidade ocupou todos os seus espaços. É responsabilidade nossa mudar os pensamentos destrutivos e negativos e colocar no lugar os bons pensamentos. Faça uma lista destes momentos e use-os toda vez que vierem aqueles filmes repetitivos que não constroem NADA de bom para a sua vida.

9- Sem exagero: a ansiedade gosta de transformar copos de água em tempestades. Neste momento, rir é o melhor remédio, porque sinceramente, é patético pensar que um copo de água vai alagar e submergir sua vida.

10- Pega leve: todo mundo tem o direito de errar ou de cometer uma gafe de quando em vez. Exesso de controle e perfeição só serve para FRUSTRAR e deprimir. Nunhum coração agüenta isso. Tente ser mais seu amigo, mais condescendente, mais tolerante e mais LIGHT.

11- Busque contato com a natureza: ela faz um fio terra e descarrega você de tudo que está descompensado. Portanto, caminhe descalço na terra, na praia, tome banho de mar ou cachoeira, abrace árvores, admire o horizonte, a copa das árvores, o vôo e o canto dos pássaros.

12- Terapia do Riso: existe o ditado que afirma "Rir é o melhor remédio". Cientistas, médicos e terapeutas já não têm mais dúvidas. Procure assistir "pegadinhas", o Chaves, o Chaplin, os Doutores da Alegria, ler, ouvir e contar piadas, enfim, busque transformar seus pensamentos e atitudes praticando este hábito super-sábio e saudável de RIR. Ele irá fortalecer seu organismo e elevá-lo, para assim você poder perceber as dificuldades a partir de uma nova perspectiva, uma nova ótica.

13- Diga-me com quem andas: não se deixe rodear de pessoas amargas, pessimistas, negativas e muito críticas e nervosas. Cuidado: tudo isso pega. Sempre que possível afaste-se de quem o leva para baixo. E, quando for inevitável, prepare-se para ser prático, objetivo e sair fora o mais rápido que puder.

14- Aproveite o trânsito: tenha sempre no carro CDs e fitas de músicas, piadas e culturais que o elevem e o tornem uma pessoa melhor.

15- Faça uso de terapias alternativas: escolha aquela que você sente mais sintonia. Pode ser floral, aromaterapia, fitoterapia, cromoterapia, homeopatia, enfim. Elas podem ser uma excelente ferramenta para acalmá-lo, prepará-lo para chegar
mais dentro de você, despertá-lo. Procure saber um pouco antes para fazer sua escolha. Depois procure um bom profissional.

16- Meditação: existem tantas técnicas. Uma delas será a mais adequada para você. Leia bons livros que o ajude a controlar sua ansiedade, leia inclusive a Bíblia, Salmos, Provérbios, Eclesiastes...sao livros que nos direcionam a ter uma vida mais voltada na fé e confiança no tempo de Deus pra voce.

17- Ter uma vida pautada nos preceitos Bíblicos (pratica) é o que realmente irá fortalece-lo para ter um espírito mais forte e cheio de fé. Quando nos sentimos aliados a Deus, nos sentimos um gigante capaz de enfrentar a vida de forma mais saudável e consequentemente adoecer menos.

Deus seja conosco !

Amém !